Pages

Ads 468x60px

Menu

19 maio 2010

Conheça o RIC – Sua nova Carteira de Identidade

R I C – REGISTRO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL

Até 2017 o Governo Federal espera que 150 milhões de pessoas tenham sido recadastrados no RIC, projeto que contempla um documento único e com chip para todos os brasileiros.

ric1-zoom Modelo do RIC, ainda em estudos: tecnologia a serviço da segurança.

 

Até o fim deste ano, os brasileiros passarão a ser identificados com um novo número de identidade, o Registro de Identificação Civil (RIC).

O novo documento tem o objetivo de unificar as bases de cadastros de cidadãos, que atualmente é separada por unidade federativa e, assim, permite que uma mesma pessoa tenha até 27 números de Registro Geral (RG) diferentes. Do ponto de vista da segurança, a grande mudança está na tecnologia envolvida na confecção do novo documento, que se assemelhará a um cartão de crédito.

 

RESUMINDO: A carteira de identidade, o passaporte, o CPF, a carteira de motorista e a carteira de trabalho, além de outros documentos, passarão a ter o mesmo número de registro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na semana passada, a lei 12.058, aprovada pelo Congresso no mês passado , que unifica os documentos num único registro de identidade civil. A medida é válida para os brasileiros natos e naturalizados.
A implementação do registro único deve começar dentro de um ano. A União poderá firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação. O Poder Executivo terá 180 dias para a regulamentação.

 

Tipo sanguíneo
O projeto aprovado no Congresso de autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP) também exige que a carteira de identidade contenha o tipo e o fator sanguíneo do titular e permite, a pedido do titular, que o documento contenha carimbo comprobatório de deficiência física, desde que esta seja atestada por autoridade de saúde competente.

 

Nova_Carteira_de_Identidade

VEJA O VÍDEO INSTITUCIONAL:

 

Saiba como vai ser para tirar a nova identidade

 

O novo número do RIC (Registro Único de Identidade Civil), que substituirá o RG a partir de outubro de 2010, terá um sistema complexo de tecnologia, que inclui microchip e dados gravados a laser em um cartão magnético para evitar falsificações e agilizar a transmissão de dados no território nacional.

Desta forma, o Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, pretende diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos.

 

Abaixo os passos para a retirada do RIC:

1. Vá até um posto de atendimento ao cidadão, onde hoje se tira o RG.

2. No local, serão providenciados a assinatura digital, a foto, as impressões digitalizadas e os dados: nome, data de nascimento, filiação e sexo. 
2. Essas informações serão enviadas aos órgãos regionais por meio de links diretos. 
3. Depois, os dados serão retransmitidos para o órgão central em Brasília. 
4. As digitais serão conferidas com as demais inseridas anteriormente em um arquivo de dados. 
5. Só então o número RIC será gerado e ficará arquivado no Cadastro Nacional de Registro Único de Identidade Civil. Assim, cada brasileiro terá um único RIC. 
6. Em seguida, o órgão central enviará ao órgão regional o número do registro do solicitante. 
7. Então, o órgão regional já estará apto a expedir o documento para o cidadão.  
8. Graças à centralização dos dados, será possível emitir a segunda via de seu documento em qualquer lugar do país.

9. O novo documento custará entre R$ 12 e R$ 17.
O governo disponibilizou o vídeo acima para esclarecer dúvidas.

 

Veja a matéria no Jornal Nacional que saiu no final de 2009. Tem outras informações.

 

 FONTE: Agência Brasil, Veja, Globo

25ialue

0 comentários :

Postar um comentário

Sample text

Popular Posts

Sample Text

tita_michettigomes@hotmail.com (19) 99847-6440

Sample Text

Este blog é independente, gerenciado por Consultora Autônoma, e não tem qualquer ligação direta com as empresas e nem é parte integrante das mesmas. Seu conteúdo está disponibilizado para consulta por clientes, amigos e visitantes, não implicando em qualquer relação comercial direta com as empresas. Todas as imagens aqui publicadas são de propriedade das empresas, exceto quando houver informação sobre autoria e/ou propriedade diferente.