DIA 19 DE SETEMBRO DE 2009 É UM GRANDE DIA PARA MEUS QUERIDOS TIOS: ÂNGELA E DEUSDOLAR.
BODAS DE DIAMANTE – 60 ANOS DE CASADOS
DUAS JÓIAS RARAS! Tia e Tio esta é uma singela homenagem que fazemos em comemoração pelas Bodas de Diamantes de vocês!
Caríssimos Tia Ângela e Tio Deusdolar, prezada família, amigos e visitantes deste blog.
Com a chegada do dia 19 de setembro eu não poderia deixar passar a oportunidade de prestar uma homenagem a vocês, meus tios, pela Bodas de Diamante que comemoramos nesta data.
Busquei na internet e onde mais me foi possível palavras e citações para homenagear vocês pelas Bodas, mas não encontrei.
De fato, encontrar pensamentos sobre o casamento não é difícil. O que é difícil é encontrar citações sobre 60 anos de casamento.
Para fugir do comum que seria apenas agradecer à tia Ângela e ao tio Deusdolar pelo seu exemplo e cumprimentá-los pela longevidade da sua união, pesquisei filósofos, poetas, sábios e religiosos, e nada, exatamente nada encontrei. Cheguei então à conclusão que 60 anos de casados é um evento tão raro e tão importante que dispensa qualquer tipo de definição. Ele por si só é explicativo. Encerra em si próprio toda uma vida vivida a dois, durante o longo período de 60 anos. E um acontecimento único e singular na vida de um casal, de seus filhos, netos e bisnetos, e todos aqueles que lhes querem bem. E, enfim, um momento que funde presente, passado e futuro.
Na verdade, mesmo sem dizer uma só palavra, quem nos está nos transmitindo uma mensagem nesta data tão especial, lá do alto dos seus 60 anos de casados, são vocês, Tio e Tia.
Então, lembrei-me que cada um de nós, pelo menos uma vez, deve ter desejado possuir o dom de parar o tempo em determinada época da sua existência, logicamente que num período particularmente feliz. Se vocês, tivessem essa faculdade, suponho que um dos momentos que teriam escolhido, seria o daquele inesquecível dia 19 de setembro de 1949 em que, apesar dos tempos difíceis que então corriam vocês disseram o “SIM”.Mas se o relógio tivesse parado, nada teríamos a comemorar. Não estariam nesta data comemorando conosco seus filhos Cida, Elza, João, Creusa, Silvia e Nino, como também seus genros, noras, netos e todos os familiares que os rodeiam incluindo as blogueiras aqui que têm o privilégio de serem suas sobrinhas. Se tivesse parado o relógio, a história da Tia Ângela e do Tio Deusdolar resumir-se-ia a umas poucas linhas em preto e branco e não se teria transformado num belo e colorido filme.
Um filme de muitos capítulos, uns alegres e outros nem tanto. Um filme de muitas emoções, de incertezas e de angústias. Um filme onde em cada episódio se transpirava o suor da vida.
A chegada dos filhos;as dificuldades da vida, as noites mal dormidas, os momentos de alegria e também os de tristeza. A chegada dos netos o ciclo da vida continuando e de cada filha e filho nascia uma nova família.São muitas as passagens para relembrar, mas eu precisaria escrever um livro completo e não umas poucas palavras.
Um filme que teve a Tia Ângela e o Tio Deusdolar como protagonistas e nós como atores coadjuvantes. Um filme no qual vocês não ficaram à espera da “grande felicidade” mas souberam valorizar as “pequenas alegrias”.
Mas afinal qual é o segredo de vocês para comemorando o sexagésimo aniversário de casamento de vocês?
Com certeza não é um só segredo, mas muitos segredos, alguns que só vocês conhecem, outros que nem mesmo vocês imaginam. Só o mistério da vida nos poderia responder a esta pergunta.
Uma das respostas seria certamente “Porque vocês merecem”. Realmente vocês merecem, queridos Tios. Todos estamos muito felizes por poder compartilhar este momento com vocês, com seus filhos e filhas, com os seus genros e noras, netos e bisnetos. Porque é o exemplo de vocês que deve perdurar nas nossas memórias, e com ele construir cada um dos nossos caminhos. Porque é a vocês que vamos consultar a sabedoria obtida noutros tempos. Tempos em que a vida tinha outro sabor. Porque são vocês as bases, as raízes, os alicerces desta família tão unida.
Queridos Tios, a vida só pode ser compreendida olhando para trás. Mas ela só pode ser vivida olhando para a frente. Olhando para trás, vemos o filme de vocês ligado àquele 19 de setembro de 1949 ao dia de hoje. Tudo mudou... Olhando para a frente, sentimos que o filme vai continuar a rodar por muito tempo ainda.
Que lembranças gostosas temos de vocês ! ! ! .... Apagar estas lembranças é apagar a história de nossas vidas, é esquecer a existência de Deus , que testemunha o exemplo de pais, avós, bisavós e sogros que vocês são. Sempre tiveram presentes nos momentos difíceis de todos os seus filhos ajudando-os a superar as crises, em todos os sentidos. Como são importantes para todos nós ! Apesar das tempestades, da idade um pouco avançada, são o esteio e continuam firmes a liderar-nos com sabedoria. Este é um retrato de um sonho, de dois jovens que, fundaram em bases sólidas seu reino encantado e ao mesmo tempo real, e com maestria de todos os que conhecem os bons valores familiares, vêm, a 60 anos escrevendo sua história e ilustrando tantas outras, com a mesma firmeza e confiança mútua, do inicio do seu caminhar. Que fez da sua vida um exemplo pra todos que os conhecem.
Que deus os abençoe e os mantenham firmes e com saúde hoje e sempre!!!
Muito Obrigada pelo belo exemplo!
Um brinde aos “noivos”!
Tio Deusdolar e Tia Ângela!
Com nosso amor!
De Lycidio, Luzia, José Antônio, Lora e Tita.
E também de nossos familiares.
Parabéns pelo Blog!! Deus abençoe vcs pelo carinho e amor que demostraram pelos meus Amados Pais!! BJS no coração Creusa
ResponderExcluirTempos em que o ser era mais do que ser. A essência do amor em sua plenitude, que faz com que o coração supere dores, desavenças e todo tipo de agruras que a vida nos proporciona, mas não faz uma despedida e sim fortalece uma relação. Parabéns a vcs. (DEUSDOLAR E D. ANGELA), mas mais parabéns aos filhos que os têm cheios de saude o bom humor...
ResponderExcluirUm grande beijo... e felicidades...
Edson da Banca.
Parabens a D. Angela e sr. Deusdolar pelos incriveis 60 anos de casados!
ResponderExcluirRealmente muito lindo, emociona qualquer pessoa!
E pensar que voces me conhecem desde criança.
Fico muito, mas muito feliz mesmo por voces e pela familia!
Bjos carinhosos
Rose