O dia 1º de outubro, o Estatuto do Idoso comemora 6 anos. O documento assegura à população idosa direitos e garantias e institui penas severas para quem desrespeita ou abandona o cidadão da terceira idade.
Em Jaguariúna, a data terá uma ampla programação no Parque dos Lagos, um dos espaços públicos mais freqüentados da cidade. As atividades terão início com uma cerimônia oficial de abertura, seguida de um café da manhã, a partir das 9h. Para participar, basta comparecer, pois a entrada é franca.
A programação inclui palestras sobre Sexualidade e prevenção na Terceira Idade, Equoterapia em diversos diagnósticos e uma abordagem esclarecedora sobre a Lei do Idoso, ainda pouco conhecida pela maioria da população. Além disso, está programado um Bingo, jogos de damas, massagem na cadeira quike e oficinas sobre nutrientes naturais, a serem ministradas por profissionais e voluntários da Embrapa e FAJ, organizadas pela coordenadora pedagógica da Segesc, Maraci B. Gothardo.
O encerramento desse dia especial é totalmente voltado aos cuidados e ao lazer de homens e mulheres da terceira idade está previsto para as 17h, mas antes haverá o Baile no Parque, com free dancers e muita animação. Segundo os organizadores, lojistas de Jaguariúna cederam brindes e eles serão sorteados entre os participantes.
Participem!
Você se considera uma pessoa idosa, ou velha?
Idosa é uma pessoa que tem muita idade.
Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.
Você é idoso quando sonha.
É velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende.
É velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando pratica esportes,ou de alguma outra forma se exercita?
É velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs.
É velho quando seu calendário só tem ontens.
Idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.
Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.
O idoso se renova a cada dia que começa;
O velho se acaba a cada noite que termina.
O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta
e a esperança se ilumina.
O Velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.
O idoso tem planos.
O idoso curte o que resta da vida.
O velho sofre o que o aproxima da morte.
O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos.
O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.
O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam
destituídas de sentido.
As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
As rugas do Idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso.
Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.
Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.
(autor desconhecido)
0 comentários :
Postar um comentário