Jaguariúna irá realizar no sábado, 11 de junho, sua primeira Feira de Trocas Solidárias.
A feira será no Centro Cultural, das 10 às 13 horas e é uma oportunidade de exercitar uma nova atitude, relacionada ao consumo consciente e à cooperação social.
Podem ser disponibilizados objetos de qualquer natureza em bom estado – como discos, CDs, roupas, sapatos, eletrodomésticos, ferramentas etc – e a troca é feita de forma direta, entre as pessoas interessadas. Para participar é só ir ao Centro Cultural durante o horário do evento com os produtos que deseja trocar. “É um novo sistema de trocas e com ele resgatamos a forma de intercâmbio mais antiga do mundo, o escambo. É proibido levar dinheiro na feira, só vale a troca. Será uma manhã especial, muito alegre e proveitosa”, ressalta José Francisco Veiga, secretário de Gestão Ambiental.
A Feira de Trocas Solidárias encerra a Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna, a Semeiajá 2011, promovida pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental com apoio de empresas e instituições da cidade. O evento teve uma ampla programação, envolvendo cursos, oficinas, atividades culturais e exposição de projetos ambientais.
Surgidas no Canadá nos anos 1980, as feiras de trocas se baseiam nos princípios da economia solidária como substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade, além de buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza.
.
Fica a DICA….Quer trocar alguma coisa? Compareça….vai ser divertido.
.
Fonte: Prefeitura Mucnicipal de Jaguariúna
Texto de: Maria José Basso
.
0 comentários :
Postar um comentário